terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

LIÇÕES PRECIOSAS LEGADAS POR JONAS

 
 
Ontem, escrevi sobre a vida do profeta Jonas, mas durante o transcorrer do dia continuei meditando sobre sua vida (as suas fragilidades, os seus erros, os seus acertos, e a  mensagem impactante de Deus enviada aos ninivitas). Fui completamente absorvida pelo conteúdo profundo de um Livro tão pequeno, mas tão grande em ensinamentos-- lições preciosas que Jonas nos legou; sendo assim, será um prazer compartilhar com você...
 
* Deus tem um propósito para nossa vida;  em especial, para cada um de nós, antes do nosso nascimento. (Jonas 1:1, Jonas 3:1,2)
 
*Todos os nossos atos de rebeldia e desobediência aos Seus Santos desígnios geram consequências drásticas e imprevisíveis para nós; também podendo afetar os nossos familiares, amigos e até desconhecidos, como o exemplo de Jonas, afetou toda a tripulação do navio. (Jonas 1:1-16)
 
*Deus pode mover o céu e a terra para cumprir a Sua soberana vontade; Ele realiza sinais e maravilhas--milagres sobrenaturais! 
 
 
DEZ MILAGRES EM JONAS
 
 
1. 1.4   "o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento''
 
2. 1.7  ''a sorte caiu sobre Jonas''
 
3. 1.15  ''cessou o mar da sua fúria''
 
4. 1.17  "Deparou o SENHOR um grande peixe''
 
5. 1.17   ''para que tragasse Jonas (vivo)''
 
6. 2:10 ''Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou Jonas na terra''
 
7. 3.10  ''viu Deus o que fizeram...se converteram do seu mau caminho''
 
8. 4.6  ''fez o SENHOR Deus nascer uma planta''
 
9. 4.7  ''Deus...enviou um verme''
 
10. 4.8  ''Deus mandou um vento calmoso oriental''
 
 
(Extraído da Bíblia de Estudo MacArthur- p. 1129- Almeida Revista e Atualizada)
 
 
*Deus demonstra o Seu grandioso amor por nós; Ele não desiste de nós; Ele nos encontra em qualquer lugar que estejamos; seja na profundeza do mar ou na profundeza do abismo. (Jonas 1:1-17; 2:1-9; 3:1-10; 4:1-11)
 
*Deus está atento aos nossos clamores; Ele ouve as nossas orações. Ele sonda as nossas mentes e corações. Ele sabe quando nos arrependemos sinceramente; Ele nos perdoa, e nos dar uma nova chance de recomeçar. (Jonas 2:1-9; 3:1)
 
*Deus não faz acepção de pessoas, também não devemos fazer, nem muito menos perder a esperança da conversão de uma pessoa, mesmo ela sendo ímpia, pérfida, perversa. Como o exemplo dos ninivitas, que se arrependeram verdadeiramente e ocorreu um estrondoso avivamento; naqueles momentos das pregações de Jonas, quantas almas foram resgatadas das trevas. (Jonas 3:5-10)

 A graça abundante de Deus quando é derramada sobre nós, nos transforma totalmente; o Espírito Santo é que faz a poderosa obra, e não nós, por nossa força, vontade, imposição as outras pessoas.  (Jonas 3:5-10)
 
Se eu tivesse a chance de convidar você para tomar um café...e você aceitasse, eu te levaria na lanchonete perto de minha casa, com certeza, conversaria sobre o Livro de Jonas; e deveras, você também ficaria encantado pela humanidade de Jonas, percebendo instantaneamente a grandiosidade da bondade de Deus, o quanto Ele te ama e busca incansavelmente a sua presença; como eu busco a sua amizade!
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário