quinta-feira, 20 de abril de 2017

20 DE ABRIL --Nm 20

 
 
 
 
 
EPITÁFIO
 
MIRIÃ
 
 
Ali, morreu Miriã e, ali, foi sepultada.
 
Nm 20.1
 
 
 
POR QUE É TÃO FÁCIL deixar a lembrança de uma única atitude negativa de uma pessoa ofusque todo o bem que ela realizou durante a vida inteira? Reflita sobre o caso de Miriã.
 
Já conhecemos a história dela, como dedicou sua vida ao serviço do Senhor. Quatro livros da Bíblia (Êx, Lv, Nm e Mq) mencionam Miriã, uma mulher admirável que amou Deus. Analise a lista de suas principais realizações para o Senhor:
 
. Miriã cuidou de seu irmãozinho Moisés (Êx 2.4).
 
. Miriã serviu a Deus, ao lado de seus dois irmãos, Arão e Moisés, enquanto eles conduziam o povo para a liberdade (Mq 6.4).
 
. Miriã foi profetiza; ela falava e agia pela inspiração de Deus (Êx 15.20)
 
. Miriã liderou as mulheres israelitas em um cântico de júbilo e adoração depois que o povo se livrou do exército egípcio (Êx 15, 20, 21).
 
. Miriã serviu a Deus até a idade de mais de noventa anos, conquistando para si o tributo de ''piedosa até a velhice''.
 
No entanto, houve um terrível incidente. Por inveja, Miriã agrediu Moisés verbalmente e foi severamente punida por Deus (Nm 12). Por causa de sua atitude, Miriã não entrou na Terra Prometida com o povo de Deus. Nem seus dois famosos irmãos, Moisés e Arão, porque ambos cometeram um pecado imperdoável ao deixar de honrar ao Senhor diante dos israelitas. Apesar disso, não nos lembramos de Moisés ou de Arão por suas características negativas e também não devemos lembrar de Miriã desse modo.
 
Você não acha que estas palavras poderiam ser gravadas na lápide de Miriã?
 
Aqui jaz uma mulher que amou a Deus
com todo o coração, com toda a alma, com todo
o entendimento e com todas as forças.
 
A partir de hoje, faça um esforço para anotar e lembrar-se de tudo o que há de bom nas outras pessoas, em vez de só pensar em um deslize infeliz ou pecado significativo. A Bíblia nos faz lembrar: ''Tudo o que é [...] puro [...] amável [...] de boa fama [...] e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento'' (Fp 4.8, destaque da autora)!
 
 
 
(Extraído do Livro: Mulheres que amaram a Deus, Edição Revisada, 365 Dias Com As Mulheres Da Bíblia, p. 114, United Press)
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário